sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Vida Consagrada



No mês de agosto fomos convidados a rezar pelas vocações, tendo em cada domingo uma temática diferente, no terceiro domingo rezamos pelas vocações a vida consagrada, mas entendemos bem o que significa Vida Consagrada e quais as suas formas?Peguemos como base o Código de Direito Canônico que nos ajudará nesta questão:

 Cân. 573 — § 1. A vida consagrada pela profissão dos conselhos evangélicos é a forma estável de viver pela qual os fiéis, sob a ação do Espírito Santo, seguindo a Cristo mais de perto, se consagram totalmente a Deus sumamente amado, para que, dedicados por um título novo e peculiar à Sua honra, à edificação da Igreja e à salvação do mundo, alcancem a perfeição da caridade ao serviço do Reino de Deus e, convertidos em sinal preclaro na Igreja, preanunciem a glória celeste. § 2. Assumem livremente esta forma de viver nos institutos de vida consagrada, canonicamente eretos pela autoridade competente da Igreja, os fiéis que, por votos ou outros vínculos sagrados, de acordo com as próprias leis dos institutos, professam observar os conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência e pela caridade, a que os mesmos conduzem, se unem de um modo especial à Igreja e ao seu mistério.

Aqui o CDC apresenta claramente o que é Vida Consagrada, ou seja, a profissão dos Conselhos Evangélicos de Pobreza, Castidade e Obediência, o que a Igreja também chama de Perfeição da Caridade e ainda completa que esta profissão deve ser feita em Institutos Canonicamente Erigidos, ou seja, Institutos de Vida Consagrada reconhecidos e aprovados pela Igreja.

Até aqui ficou muito claro o que a Igreja considera como Vida Consagrada.  O que ás vezes fica desconhecido e confuso são as formas de Vida Consagrada. Temos basicamente duas formas que são a Vida Consagrada Religiosa e a Vida Consagrada Secular.

A Vida Consagrada Religiosa é composta por aqueles que saem do “mundo” para viver em conventos, é o caso das Ordens e Congregações, em vida comunitária e dentro dos carismas de suas instituições procuram colaborar com a missão salvífica da Igreja através de suas obras. Chamados de Religiosos.

A Vida Consagrada Secular é composta por aqueles que permanecem no mundo, inseridos nas realidades humanas, buscam ser fermento e sal que se misturando na massa não podem ser identificados, mas procuram dar sabor e fazer crescer. Estes trabalham com dentro para fora, onde os Religiosos Consagrados não poderiam estar. Realizam seu apostolado onde estão participando do múnus da Igreja de evangelizar no mundo e a partir do mundo. Chamados de Consagrados Seculares


Ambas as formas de Vida Consagrada estão intimamente ligadas entre si pela Profissão dos Conselhos Evangélicos que emitem, uma forma de Vida Consagrada não é melhor do que a outra, mas se complementam alcançando assim todos os homens e mulheres para levá-los a Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário