terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Consagrados ao Pai por meio do Filho








Hoje a Igreja encerra o Ano da vida consagrada. É o dia em que a liturgia católica celebra a Festa da Apresentação do Senhor Jesus no Templo de Jerusalém. Ao mesmo tempo é uma Festa de Cristo e de sua Santíssima Mãe. E tem claro fundamento Bíblico, pois está narrada no Evangelho segundo Lucas, capitulo 2, 22-38.
Todo menino judeu, que fosse o primeiro a nascer, pertencia a Deus. E devia como vitima ser sacrificado. Mas o Deus dos judeus renunciou a este direito e o fez substituir por animais. Jesus foi resgatado como todos os outros, mas ele tinha vindo para o sacrifício e obter o perdão dos pecados.. E não foi descido da cruz. Ele veio para ser obediente a Deus até o sacrifício da própria vida na cruz. Foi o único judeu que não foi de fato resgatado. Consagrou-se inteiramente de corpo e alma à vontade de Deus Pai.
Unida a Jesus encontramos Maria. Tal como tantas outras mães judia ela também conduz o seu filho ao templo. Mas ao contrario das outras, ela sabe que recebeu este menino de Deus. E que ele não veio para ser apenas o Filho dela. Mas salvar o seu povo de seus pecados. Ela o entrega a Deus. O recebe de volta, mas deverá renunciar a ele novamente em favor dos outros aos pés da cruz. É esta a espada que é anunciada pelo velho Simeão a ela. Perder o Filho para aqueles que não o merecem, que o rejeitaram. Principalmente o seu povo de Israel.

Maria entrega o Filho que nos fará por Ele filhos de Deus. Que nos consagrará ao Pai nos libertando do Pecado e da morte eterna; eis o mistério desta festa. E ela o faz no mundo e em obediência à lei de Moisés. Na cultura de seu povo. Nós, os consagrados no mundo ao Pai pelo Filho, também devemos entrega-lo ao mundo, aceitando as espadas que porventura venham a transpassar nosso coração. Porem, alegrando-nos como Simeão, pela salvação que Deus preparou em seu Filho, para todos os povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário