sábado, 22 de fevereiro de 2014

PEDRO E O PRIMADO







 http://hangover80.files.wordpress.com/2010/06/sao_pedro.jpg

"Eu te darei as chaves do Reino dos céus. E tudo o que ligares na terra será ligado no céu e tudo o que desligares na terra será desligado no céu." Mt. 16, 18.


Cristo conferiu a Pedro o primado sobre toda a Igreja. E não apenas um primado de honra mas de verdadeira jurisdição. O poder de determinar  o que o pode e não pode ser feito na Igreja. O ministério de confirmar a fé dos irmãos. Sejam eles dirigentes ou dirigidos; ovelhas, pastores, o cordeiros, fiéis.

A Cátedra de São Pedro significa a cadeira de autoridade em que são Pedro exerce o seu poder sobre a Igreja. Ministério este, que consiste em exercer a administração temporal e espiritual na Igreja. São Pedro não foi constituído por Cristo uma figura decorativa entre os apóstolos mas verdadeiro vigário ode Cristo e por vontade de Cristo chefe dos outros apóstolos e porta voz de todos.

São Pedro sucedido pelos bispos da Sê de apostólica de Roma continua entre nós  na pessoa dos bispos de Roma- os papas- pois tendo sido martirizado em Roma selou com o seu sangue esta sede episcopal fazendo do seu bispo  o seu legitimo sucessor.

Rezemos pelo Santo  Padre, o papa, para que seja sempre iluminado pelo Espírito Santo e na fidelidade a Cristo governe a Igreja segundo a vontade do mesmo único Senhor da Igreja, Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário