quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O Forte de Deus




Gabriel, o anjo forte na luta, 

nosso tempo sagrado visite, 
lance fora o antigo inimigo
e, propício, conosco habite. 
Do Hino das Vésperas  da liturgia das horas.


quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Viva São Gabriel Arcanjo!



       Dai-nos ó Deus, a nós gabrielinos,  a proteção, a determinação e a fortaleza do Arcanjo Gabriel, para que sejamos, à sua semelhança anunciadores do Cristo, que se fez um  de  nós a fim de  que nos tornassemos  vossos filhos. Por nosso Senhor Jesus cristo que convosco vive e reina na unidade do Espírito santo. Amém

sábado, 24 de setembro de 2016

Renovação dos Votos: Luciano Santos

19/09/2016
Por tudo dai graças: renovação dos votos de Luciano Benedito dos Santos no Instituto São Gabriel Arcanjo
No último domingo, 18/09/2016, na cidade de Caçapava-SP, o Gabrielino Luciano Benedito dos Santos renovou pela segunda vez a sua consagração no Instituto São Gabriel Arcanjo. A Santa Missa, que se realizou na Paróquia São Pio X, Igreja Matriz São Benedito, às 18h, foi presidida pelo neopresbítero Padre Claudinei José Batista, ssp e foi concelebrada pelo mestre de noviços frei Aloísio de Oliveira, OFMConv e pelo vigário paroquial frei Alexandre Patucci, OFMConv. Também esteve presente o Gabrielino Paulo Henrique que fez o comentário da celebração. Foi uma celebração alegre e simples da qual participaram familiares, amigos e vários paroquianos. Na sua homilia, Pe. Claudinei salientou que “o Senhor nos concede sempre diversos dons para que sejam administrados por nós. Ao Luciano foi concedida a vocação à vida secular consagrada no Instituto para ser administrada, ou seja, bem vivida e plenificada no Senhor”. Ao final da celebração Eucarística Luciano lembrou das palavras do Fundador, Bem-Aventurado Tiago Alberione, para os seus filhos e filhas de todos os tempos para que “em tudo demos graças a Deus”. Disse Luciano: “Se hoje eu estou aqui renovando os meus votos é porque primeiro Deus me amou e me chamou, fui primeiramente chamado a vida e agora fui chamado a viver essa tão bela consagração no Instituto para seguir a Jesus mais de perto. Por tudo isso eu sou grato ao meu Senhor!” Luciano aproveitou também para convidar os participantes da celebração para conhecerem a Família Paulina: “O nosso Fundador queria que todas as pessoas pudessem pertencer a nossa família religiosa. Há na Família Paulina lugar paras os leigos homens e mulheres, para os casais, para os sacerdotes diocesanos, também para àqueles que se sentem chamados para a vida consagrada nas congregações. Se você sente em seu coração uma inquietação e um desejo ardente de entregar-se ao Senhor através da consagração pelos votos dos conselhos evangélicos, entre em contato conosco. Há em nossa família religiosa um lugar para todos!” Luciano lembrou que a escolha do Pe. Claudinei para presidir a celebração eucarística não foi por acaso: “estive revendo as fotos da minha entrada no noviciado do Instituto e percebi que o senhor estava lá conosco. Tudo é obra de Deus!” Logo após esta fala a assembleia foi convidada a rezar uma Ave-Maria pelo Pe. Claudinei, neossacerdote, pela sua perseverança, fidelidade e santidade na sua vocação de sacerdote paulino.
Luciano Benedito dos Santos, isga

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Isga 58 Anos



E o nome da Virgem era MARIA.

      Foi em 12 de setembro de 1958 que Pe. Alberione inciou o Instituto de Vida Secular Consagrada São Gabriel Arcanjo. No dia 12 de setembro celebrava-se no calendário pré conciliar a festa do Santíssimo Nome de Maria. Data providencial para o inicio de nosso Instituo, porque nascido no dia em que se honra aquela que recebeu o nome de Senhora (Maria), a quem o anjo Gabriel saudou como a Cheia de Graça.
       Ao primeiro Gabrielino, Odo Nicolleti Pe. Alberione confidenciou sua intenção de inciar uma nova fundação. foram estas suas palavras:  “Tão logo acabei de falar sobre minha busca vocacional, Pe. Alberione lentamente ergueu a cabeça – revela Nicoletti –, me olhou intensamente por alguns segundos e com um tom entre o paterno e o autoritário me disse, escandindo bem as palavras: ‘Em nome de Deus, te digo que o teu lugar é no Instituto que eu em breve fundarei; alguns jovens que contatei e que têm dificuldades e desejos semelhantes aos teus já deram a sua adesão… Tereis os votos religiosos, mas vivereis como seculares no mundo sem nenhum hábito especial ou sinal distintivo. Trabalhareis nas escolas, nos escritórios, em toda parte e aproximareis os homens a Deus, sobretudo com o vosso testemunho de vida. Deves ter muita fé, respeito, e te peço para não fazer perguntas’.

   Rendamos Graças a Deus pelo nascimento do Nosso Instituto dentro da Espiritualidade paulina e por haver inspirado o Bem-aventurado Pe. Alberione a iniciar esta tão rica forma de vida consograda, riqueza da Santa Igreja e ainda muito desconhecida. Que nosso testemunho de consagrados leigos suscite santas e numerosas vocações ao nosso Instituto.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Vida Consagrada



No mês de agosto fomos convidados a rezar pelas vocações, tendo em cada domingo uma temática diferente, no terceiro domingo rezamos pelas vocações a vida consagrada, mas entendemos bem o que significa Vida Consagrada e quais as suas formas?Peguemos como base o Código de Direito Canônico que nos ajudará nesta questão:

 Cân. 573 — § 1. A vida consagrada pela profissão dos conselhos evangélicos é a forma estável de viver pela qual os fiéis, sob a ação do Espírito Santo, seguindo a Cristo mais de perto, se consagram totalmente a Deus sumamente amado, para que, dedicados por um título novo e peculiar à Sua honra, à edificação da Igreja e à salvação do mundo, alcancem a perfeição da caridade ao serviço do Reino de Deus e, convertidos em sinal preclaro na Igreja, preanunciem a glória celeste. § 2. Assumem livremente esta forma de viver nos institutos de vida consagrada, canonicamente eretos pela autoridade competente da Igreja, os fiéis que, por votos ou outros vínculos sagrados, de acordo com as próprias leis dos institutos, professam observar os conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência e pela caridade, a que os mesmos conduzem, se unem de um modo especial à Igreja e ao seu mistério.

Aqui o CDC apresenta claramente o que é Vida Consagrada, ou seja, a profissão dos Conselhos Evangélicos de Pobreza, Castidade e Obediência, o que a Igreja também chama de Perfeição da Caridade e ainda completa que esta profissão deve ser feita em Institutos Canonicamente Erigidos, ou seja, Institutos de Vida Consagrada reconhecidos e aprovados pela Igreja.

Até aqui ficou muito claro o que a Igreja considera como Vida Consagrada.  O que ás vezes fica desconhecido e confuso são as formas de Vida Consagrada. Temos basicamente duas formas que são a Vida Consagrada Religiosa e a Vida Consagrada Secular.

A Vida Consagrada Religiosa é composta por aqueles que saem do “mundo” para viver em conventos, é o caso das Ordens e Congregações, em vida comunitária e dentro dos carismas de suas instituições procuram colaborar com a missão salvífica da Igreja através de suas obras. Chamados de Religiosos.

A Vida Consagrada Secular é composta por aqueles que permanecem no mundo, inseridos nas realidades humanas, buscam ser fermento e sal que se misturando na massa não podem ser identificados, mas procuram dar sabor e fazer crescer. Estes trabalham com dentro para fora, onde os Religiosos Consagrados não poderiam estar. Realizam seu apostolado onde estão participando do múnus da Igreja de evangelizar no mundo e a partir do mundo. Chamados de Consagrados Seculares


Ambas as formas de Vida Consagrada estão intimamente ligadas entre si pela Profissão dos Conselhos Evangélicos que emitem, uma forma de Vida Consagrada não é melhor do que a outra, mas se complementam alcançando assim todos os homens e mulheres para levá-los a Cristo.