segunda-feira, 30 de junho de 2014

São Paulo, Martir de Roma





        No dia dedicado aos primeiros mártires da igreja local de Roma, a Família Paulina volta sua atenção para apóstolo Paulo, um dos mártires desta época , sob o poder de Nero, imperador de Roma.


          

             Recorramos à intercessão de São Paulo, um dos mártires mais ilustres dentre os primeiros mártires de Roma, em favor da Família Paulina. Que sejam cada vez mais fieis ao carisma do fundador, imitando São Paulo, no seu zelo e disposição de anunciar o santo Evangelho a todos os povos e fazer conhecido, amado e obedecido Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida.

domingo, 15 de junho de 2014

Renovo a tí, Ó Senhor, o meu Sim!





        Alegrem-nos prezados gabrielinos. O nosso amigo em Cristo, renovou mais uma vez sua profissão temporária. Rezemos para que Deus o faça, sempre mais fiel e perseverante seguidor de Jesus Mestre, no Instituto de vida consagrada Secular São Gabriel Arcanjo.

        Vejam as fotos da Santa Missa e renovação dos votos religiosos.






sábado, 7 de junho de 2014

Maria, Rainha dos Apóstolos?



    




     À primeira vista este título parece forçado. A Mãe de Jesus não pregou sobre Jesus e nem foi enviada para pregar. Nem se quer acompanhava Jesus com as santas mulheres que o assistiam. (Lc 8,2-3) Como poderia ser a mais importante e a maior de todos os Apóstolos? Considerando as narrativas da Encarnação do filho de Deus nos Evangelhos de Mateus e Lucas, entendemos que Maria foi a primeira, a saber, quem era Jesus e para  o que ele tinha sido enviado por Deus. Conforme Mateus ele, concebido pelo Espírito santo havia sido mandado por Deus para salvar o povo de Israel de seus pecados.(Mt 1,21) Em Lucas é anunciado a Maria que ele é o Messias herdeiro do trono de Davi, o Filho de deus, o Santo, o Rei de u reinado eterno.(Lc. 1,26-38) Embora Ela não soubesse de que forma ele iria desempenhar sua missão e ainda não fosse claro como seria a sua vitória sobre o pecado   e como ele receberia o seu Reino de Deus. Isto Maria soube aos poucos, iluminada pelo Espírito Santo.
         Considerado à luz do mistério da Encarnação do Verbo Eterno, o titulo Rainha dos Apóstolos tem um grande significado. Deus quis enviar o seu Filho feito de mulher, (Gl. 4,4) para que por meio dela o desse ao mundo. Quis que por meio dela João  o profeta, fosse cheio do Espírito Santo desde o ventre materno (Lc. 1,15.41) e que através dela os pastores e os magos adorassem Jesus. Nas bodas de Caná Maria se torna Eco da voz do Pai e como este na transfiguração (Mc 9,7) diz aos apóstolos “Fazei tudo o que ele vos disser,”(Jo. 2,5) antecipado desta forma a hora de Jesus e induzindo este a manifestar a sua glória para que os discípulos cressem.
         Este título indica que Maria não ordem do tempo foi a primeira apóstola de Jesus no sentido de trazê-lo aos homens. Dá-lo ao mundo. E a primeira a anunciar Jesus por sua fé obediência, a todos aos homens. Por isto ela está entre apóstolos e é a única pessoa mencionada nominalmente, além dos 12 no dia de pentecostes. (At 1,14) Os mesmos se encontravam com a as mulheres e com Maria, a mãe de Jesus amais fervorosa a e a mais dedicada de todos eles à causa de sue Filho. Por isto a Igreja a invoca com Rainha dos apóstolos na ladainha Mariana. Que a seu exemplo e sustentado por sua intercessão sejamos verdadeiros apóstolos de Cristo.